terça-feira, 20 de outubro de 2015

Treliça Teste


Com o objetivo de avaliar a melhor forma de construirmos nosso protótipo de Ponte, fizemos um recorte de uma treliça Warren ( treliça teste).

O primeiro passo foi realizar o desenho da treliça em tamanho real, numa folha A3, estabelecendo assim uma base para fazer a colagem correta dos fios de macarrão.



Desenho do modelo da treliça.


Para dimensionarmos sua composição com respeito a número de fios fizemos os cálculos baseados nas seguintes informações:



Realização dos cálculos de número de fios.

Cálculos para números de fios - Treliça Teste
Após estabelecidos os números de fios, mediante cálculos, pensamos na disposição em que organizaríamos os mesmos em cada barra. Decidimos coloca-los alinhados da seguinte forma:

União dos fios
Montagem da treliça:

Colagem dos fios, com cola branca, em formato hexagonal.


União das barras, com nós feitos com cola quente.


Unindo os dois lados da treliça.


Treliça Teste pronta!
Segue vídeo do teste realizado na treliça construída:





sexta-feira, 16 de outubro de 2015

QUEM SOMOS

Somos estudantes de Engenharia e estagiários da empresa Construmassa, que é referência no mercado baiano no ramo de projetos de estruturas, tendo como política “Construir com segurança, qualidade e economia, buscando sempre a melhoria dos nossos serviços, a satisfação dos clientes e a preservação do meio ambiente”.
A Construmassa foi contratada para mais um projeto, onde uma empresa construirá uma grande ponte e nos solicitou um protótipo desta, em escala reduzida feita de macarrão, para saber como se comporta. A empresa contratante exigiu alguns requisitos a serem cumpridos:
  • A estrutura do protótipo da ponte deve ser totalmente treliçada e tridimensional.
  • O  comprimento admissível  para  o protótipo  da  ponte  completa é de  exatamente  1000 mm. A ponte ponte  deverá cobrir um vão livre de 1000 mm entre as superfícies de apoio.
  • O  protótipo  deverá  ser  fabricado  totalmente  em  macarrão  cilíndrico  Número  7  e  sua massa total não poderá ultrapassar 1000 g.
  • Junções: Devem ser feitas somente de cola quente, cola branca, araldite ou durepox;
  • Os elementos de treliças  deverão  ser revestidos com  cola branca (tipo cola tenaz)  ou verniz. Não poderá ser amarrado com fios, linhas, fitas adesivas, etc.
  • Largura entre um valor mínimo 10 cm e máximo de 20 cm.
  • A altura máxima da ponte, medida verticalmente desde seu ponto mais baixo até o seu ponto mais alto, não deverá passar 500 mm.


Objetivando projetar e fabricar, completamente  em  macarrão  e  com  estrutura  treliçada,  um protótipo de ponte, a realização deste projeto potencializará habilidades dos estagiários.

O blog será frequentemente atualizado, exibindo os estágios de produção do protótipo, fazendo com que todos possam acompanhar a montagem até sua concretização